terça-feira, 30 de março de 2010

OS SETE TEMPERAMENTOS HUMANOS E O RITUAL DOS QUATRO ELEMENTOS

No decorrer dos dias, magnetizamos e desmagnetizamos pessoas, coisas e acontecimentos. Por desconhecermos essa nossa habilidade, tendemos a manter magnetizados essas pessoas, coisas ou acontecimentos que nem sempre são favoráveis à nossa felicidade, ou bem estar pessoal.
A terapia de desmagnetização nos ajuda a eliminar todos esses desconfortos e inconvenientes que são armazenados pelo nosso dia a dia, através da manipulação dos 4 elementos naturais do planeta (terra, água, ar e fogo), e do conhecimento dos 7 Temperamentos Humanos (Vontade-Poder, Amor-Sabedoria, Atividade da Mente, Harmonia Através do Conflito, Ciência Concreta, Devoção e Idealismo e Concretização Física).

A ciência tem comprovado que existe na criação do organismo humano um pouco de cada um dos outros organismos que vivem na terra, mas ainda não se dedicou a esclarecer de que forma estamos envolvidos geneticamente com os 4 elementos naturais. Vamos aqui então, através dos Sete Temperamentos Humanos, ou tipologia psicológica, conhecer nossa semelhança com esses irmãos mais velhos. Vamos também entender melhor a origem das nossas características positivas e negativas, e pelo auto-conhecimento melhorar nossa relação conosco mesmos, com as pessoas, com o universo.

A maior causa da infelicidade humana é o desconhecimento de si próprio, de não saber distinguir dentre as múltiplas flutuações de sua psique, a sua essência íntima e verdadeira, sua NOTA PERMANENTE. É raro encontrar um indivíduo em perfeita harmonia consigo mesmo, capaz de expressar seu eu real e chegar à auto-realização onde encontrará o equilíbrio, o bem estar e a serenidade. Se quisermos realmente encontrar o equilíbrio dentro de nós, alcançando assim a expressão do nosso verdadeiro eu, devemos começar pelo auto-conhecimento. Este curso oferece um método simples e prático de auto análise proveniente do estudo de uma tipologia psicológica de origem espiritual, chamada tipologia dos Sete Raios, ou Sete Temperamentos Humanos. Por ser de origem espiritual esta tipologia se torna mais completa e mais ampla, mas apesar de aparentemente complexa, é simples e racional.

Neste momento não olharemos o aspecto cósmico e metafísico dos Sete Raios, que requer um estudo mais amplo e profundo, mas apenas o lado psicológico da sua manifestação em plano humano. Explicamos apenas que os Sete Raios são considerados sete energias que, partindo diretamente da Divindade, permeiam e influenciam todos os planos da manifestação, criando, no plano humano, sete tipos psicológicos diferentes, porque cada um deles é classificado por uma nota que lhe é própria. Esta explicação vem da doutrina oculta da criação segundo a qual o Um Torna-se Três, e os Três tornam-se Sete. O espiritualismo se baseia na visão de um universo uno com Deus desde o mais alto ao mais baixo plano. Os Sete Raios expressam sete qualidades derivadas da triplicidade fundamental – Vontade, Amor, Inteligência Criadora (Pai-Filho-Espírito Santo) que em seu conjunto formam a harmonia perfeita, a completação psicológica do homem. Se já conseguimos uma primeira identificação com nosso temperamento humano, podemos através da atividade metafísica, ordenar nossos pensamentos, nossa vontade e nosso espírito para o nosso bem estar pessoal.

O ritual faz parte da ordem universal. Onde exista uma seqüência repetitiva, aí está um ritual. O Universo todo é ritualístico. Os planetas, satélites, sois e estrelas giram e se movimentam de forma seqüencial e repetitiva. Toda energia trabalha da mesma forma, em seqüência repetitiva. E nós vamos aprender a nos colocar neste ritmo.
Na existência de um homem inteligente, dois fatores possuem importância primordial: o grau de CONSCIÊNCIA DA VIDA e o grau de PODER DE REALIZAÇÂO. A aspiração, à assim chamada iniciação é, na sua essência, a busca de um ou de outro destes elementos e, mais freqüentemente, dos dois,, (G.O.Mebes).


Torne-se o mago de sua própria existência.
Vera Lucia Eleone

Nenhum comentário:

Postar um comentário