terça-feira, 23 de março de 2010

Tribos Nômades da Taiga: Lesoviques


Este grupo social vive em planaltos cobertos de taiga, margeando uma cadeia de montanhas cavernosas, que não excede os 1200m de altitude. A maioria é de pele e cabelos claros, com olhos ligeiramente amendoados e faces arredondadas. Cada tribo tem em média 40 pessoas, formando um total aproximado de 300 nômades, que se tenha notícia. Porém, há quem arrisque números até 1000. São essencialmente nômades, sem nenhuma forma de escrita. Vivem de caça, pesca, lenha e algum comércio (na maioria das vezes escambo) de erâmica, madeira, marfim, couros e carne.

Seus Rituais

Os nômades não são religiosos e não reverenciam deuses humanóides, bons ou maus. Devido às condições inóspitas em que vivem, julgam-se dominados diretamente pela Natureza, cujos aspectos são representados por animais totêmicos. Os totens figuram as formas, sob as quais os espíritos da Natureza que se comunicam com os/as Xamans. Cada ambiente tem um espírito protetor que se materializa na figura de um animal típico. Assim, um espírito da taiga em geral escolhe a forma de um lince, urso pardo ou alce cada uma destas formas é totem de uma tribo diferente); um espírito da tundra aparece como uma raposa-do-ártico; o das montanhas, como tigre, freqüentemente branco. Já foram contados 6 totens: Gavião, Alce, Lince, Lobo, Tigre e Urso.

O único ritual sagrado entre as tribos é a conversa do/a Xaman com o espírito. A cada início de estação,o/a Xaman ruma, acompanhado apenas de um/a guerreiro/a, para o local onde habita o espírito da tribo. Lá, ele/a invoca o espírito, que aparece sob a forma do animal totêmico daquela tribo e mantém uma comunicação telepática com o/a Xaman.

O espírito diz ao Xaman quais as melhores épocas para caça, pesca, lenha, etc., sempre com o objetivo de proteger o ambiente de excessos; o espírito indica quais os animais que devem ou não ser caçados, quais árvores estão em reprodução, e assim por diante. Também indica qual a época de mudas de acampamento, quando a caça e a lenha começam a rarear ou estão muito jovens. O espírito pode também avisar sobre perigos iminentes ou ameaças diversas. Em troca, exige total obediência às suas determinações e um pequeno sacrifício em sua honra. Após a “conversa”, que pode durar até uma semana, (na verdade, o/a Xaman passa a maior parte deste tempo em meditação, concentrando-se e invocando o espírito; a comunicação dura apenas algumas horas, em geral no último dia do ritual), o/a Xaman volta à tribo e repousa por algum tempo, após o qual reúne a tribo e passa as mensagens do espírito. Depois disto, a tribo realiza o sacrifício ao espírito, em geral, uma presa preferida do animal totêmico, que é caçada e trazida viva para o acampamento, sendo sacrificada pelo/a Xaman e comida pela tribo. Às vezes, o espírito exige que se cace o animal totêmico e que este seja sacrificado. A tribo come a carne do animal e a pele é utilizada pelo/a Xaman e pelo/a líder da tribo.tribo come a carne do animal e a pele é utilizada pelo/a Xaman e pelo/a líder da tribo.


O totem também confere à/o Xaman poderes mágicos para serem usados em benefício da tribo. Isto significa que, fora destas circunstâncias, o/a Xaman tem muito mais dificuldade de utilizar tais poderes. Os poderes se agrupam em quatro categorias genéricas, a saber:

Criação: vida, morte e renascimento. Esta categoria inclui basicamente poderes mágicos ligados à cura e medicina, e fertilidade, seja da terra, seja das pessoas. Os efeitos opostos também são obtidos com este poder (doenças, infertilidade), obviamente guardados para os inimigos da tribo.

Metamorfose: adaptação. Esta categoria inclui, além da capacidade de transformação, projeção astral, feitos através do totem. O/a Xaman fazer viagens espirituais transformando sua forma astral na forma do totem.

Manifestação: uso do potencial. Esta categoria inclui o uso de poderes de ilusão (assumir características do totem) e o poder de encarnar, conjurar e esconjurar espíritos e animais.

Visão e Profecia: relacionamentos conseqüentes. Os nômades não acreditam em destino, mas em conexões de eventos. Deste modo, esta categoria é um misto de cognição e sincronicidade, que permite a leitura de possibilidades de eventos lógicos, em vez da simples percepção de um evento pré-determinado.

Estas quatro categorias somam vários tipos de poderes, mas, por outro lado, são limitadas à relação com o totem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário