RITUAIS e WORKSHOPS

RITUAL DA LUA CRESCENTE
Ritual mensal no terceiro dia da Lua Crescente, para apresentar à mãe lua todas as  nossas necessidades, solicitando a visão do caminho para a prosperidade, a felicidade e a sabedoria.




CERIMÔNIA DAPENA
As penas nos conectam com as forças do ar e com o espírito. Elas chamam os espíritos do ar para brincar. Colocam tudo em movimento em nossas vidas, movem energias estagnadas, purificam, bem como harmonizam nosso corpo energético.

Muitos acreditam que os espíritos se fazem notar ao assumir a forma de pássaros. Muitos totens espirituais que são pássaros na verdade são espíritos do ar usando a forma de pássaros para se conectarem conosco.
Através das penas, nós podemos chamar estes espíritos do ar. Nos aprendemos a tornar nossos desejos realidade.
Aqui esta uma cerimônia que honra estes espíritos e que vai mostrar a você como se conectar com as forças do ar usando as penas.
1 - Em um dia que não tenha vento, pegue uma pena e se sente sob uma árvore.
2 - Relaxe, inspire pelo nariz e solte lentamente pela boca. Enquanto faz isso, permita que seu corpo relaxe.
3 - Vagarosamente eleve a pena com ambas as mãos acima da cabeça.
4 - Abaixe a pena até que ela fique bem em frente a sua boca.
5 - Assopre gentilmente sobre a pena. Conforme você faz isso, mova a pena com sua mão como se ela estivesse sendo levada pelo seu sopro.

Em alguns minutos, os espíritos do ar se tornam ativos. As folhas das árvores irão farfalhar, você pode ver algumas folhas ou poeira rodopiarem no chão e sentir uma leve brisa.
A atividade dos pássaros vai crescer ao seu redor.
Use esta cerimônia para entrar em contato com as energias que estão ligadas à medicina da pena.





CERIMÕNIA DE DEFUMAÇÃO

Para fazer uma cerimônia de defumação, é necessário uma pena, ou um leque de penas, ervas, e uma concha (de abalone ou comum), ou um recipiente próprio para isso. Temos, então todos os elementos, sendo a concha o elemento água, as ervas o elemento terra, a pena representando o ar, o fogo que queima a erva, e a fumaça o nosso espírito em conexão com o Criador.
A defumação é uma arte que conta muito com a intuição de cada pessoa, buscando atender aos seus propósitos. Porém, algumas dicas são interessantes de observar.
Coloque as ervas de sua escolha no recipiente e queime-as. Com a pena na mão, segurando-a na horizontal, faça movimentos lentos para que a fumaça torne-se mais intensa. Para reverenciar a medicina que está sendo utilizada, muitas pessoas trazem a fumaça para si, fazendo um movimento como se pegassem a fumaça e trouxessem até o topo da cabeça, alisando os cabelos da frente para trás e, depois, pegando a fumaça novamente e trazendo-a até o coração. Isto é um gesto que significa que estamos fazendo uma conexão com o Grande Espírito e trabalhando com o coração.
Com a pena e o recipiente na mão, puxe a fumaça sempre para o coração, em movimentos circulares, de baixo para cima. Não faça o movimento contrário, de sua direção para o recipiente, para não impregná-lo de energia densa que está sendo limpa. Para defumar outra pessoa, inicie pela frente, de baixo para cima, começando pelo lado esquerdo, suba até o coração, a cabeça e desça novamente pela perna direita. Repita o mesmo atrás da pessoa. Para defumar objetos, basta passá-los na fumaça das ervas. Em ambientes, defume os quatro cantos, utilizando o recipiente e a pena, abanando as ervas. A pena, por conter filamentos que correspondem aos filamentos energéticos de nossa aura, pode ser passada no corpo, nos objetos e ambientes para limpeza e consagração, através de movimentos lentos e suaves, ou então utilizando-a como uma "espada" que corta o ar e limpa energias intrusas.




 WORKSHOPS 
 XAMANISMO PRÁTICO
1. Instrumentos do Poder: os tipos, a preparação para uso com ervas, os toques;
    Tambor:   A cura pelo Tambor
    Outros Instrumentos de poder
         Maracás e Chocalhos
         Pedras e Cristais
         Pau Falante
         Cachimbos
2. Trajes e máscaras
3. Cintos, Bolsas E Mocasins
4. Parfleche
5. Pinturas em couro
6. Decoração
7. O Jogo do Osso
 
Meditação Xamânica
   - Viagem ao Centro do Mundo (transe)
   -  Encontro como Animal do Poder
   - Encontro com o Espírito Guardião
   - Apresentação à sua própria tribo
   - Visualizando seu xamã