terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Vôo da Águia - A Primavera - Lua da Primavera

A força da noite e do dia tornam-se iguais. A Terra renova seu ciclo de nascimento e ressurreição. As plantas enterradas no solo durante o longo inverno, levantam suas cabeças, as folhas aparecem nas árvores, o zumbido dos insetos enche o ar e as cores vivas das flores primaveris dominam a paisagem. É o tempo de recomeçar, de plantar sementes em nossos jardins, e sementes para o nosso processo de crescimento durante o novo ciclo.
img

É um momento de prosperidade, de crescimento. É uma estação excelente para melhorar as comunicações, interações de grupo, fertilidade e abundância. Agradecemos os presentes, alegrias e as lições do inverno e das estações futuras. E, aqui agora agradeceremos todas as coisas boas que a primavera nos traz, os grandes presentes, que é a nossa vida.

O alvorecer da manhã da primavera, 6:00 h, é a hora do Espírito Guardião da Direção Leste honrar o Sol, celebrando o Equinócio de Primavera. Na primavera, a vegetação nasce e começa a crescer. A primeira manifestação da energia vital é o brotar das folhas, reconhecíveis por sua cor verde.

Celebramos a Mãe-Terra e a Dança das Estações, honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. Reinventamos cerimônias dos povos dos ciclos agrícolas, que foram parte de nossa vida espiritual. Estabelecemos um campo sagrado para nós e nossos ancestrais. As crianças que representam as sementes do futuro e estarão sempre presentes com sua alegria e vivacidade.

Céu e terra unem-se: a imagem da PAZ. Assim, o governante divide e completa o curso do céu e da terra, favorece e regula os dons do céu e da terra e desta forma ajuda ao povo.

Ney Ching, no Livro de Ouro da Medicina Chinesa, ensina que os três meses de primavera, é o período do princípio e do desenvolvimento da vida.Durante esse período, o corpo deve ser encorajado a viver e não a ser morto. Devemos ceder-lhe livremente e não lhe tirar nada, devemos recompensá-lo e não castigado. Tudo isto está em harmonia com a exalação da primavera, e tudo isto é um método de proteção da nossa vida.

No IChing a primavera se corresponde com o hexagrama 11 Tai – Paz : indica uma época em que o céu parece estar na terra. O céu colocou-se sob a terra, e assim os dois princípios unem seus poderes em profunda harmonia. Essa união traz paz e bênção a todos os seres.

A energia da primavera impulsiona a encontrar a verdade da vida e libertar-nos de ilusões que dificultam nosso renascimento, traz a claridade para se trabalhar coisas materiais. O poder da Primavera é o de novos começos. Traz a época de novos crescimentos para todas as criaturas da terra. É a luz que vem após cada escuridão.

A Primavera nos ajuda a saber que cada momento pode ser um novo começo. Os presentes são os da espontaneidade, admiração, inquisitividade e da verdade..

O Sabat do Equinócio da Primavera, no Hemisfério Norte, originou a Páscoa, a ressureição. Nos rituais celtas antigos, essa festa determinava a gravidez da Deusa e usavam como símbolos a lebre e os ovos representando a fertilidade da Grande Mãe.

Voamos no Céu da consciência, da criatividade, da imaginação. Inspirados na transformação da Primavera, que prepara a Terra para o Crescimento do Verão, para o crescimento da Luz.

Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser, aquilo que aprendemos na vida e, com os olhos da Águia, voar acima dos preconceitos, das regras e escolher, do alto da nossa consciência, aquilo que nos serve e que nos eleva, e aquilo que queremos deixar cair.

No Caminho da Iluminação, do Leste, que é associado á Primavera, voamos para perceber que nossas vidas tem um propósito, que estamos aqui por uma razão que ainda não compreendemos inteiramente. Nos temos a clareza de que não podemos nos desconectar de nossa origem divina, do Poder Original, que criou o Universo.

Fazer a caridade, trabalhar no voluntariado, plantar arvores. Viver de forma ecologicamente sustentável, nos liga à Fonte Divina, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal, menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega na primavera.

É momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliar a nossa força interior, a nossa fé, e a nossa criatividade. É reconhecer que somos seres espirituais, ativando essa energia vital aqui na matéria.

Neste momento em que a força de vida, a Terra e a Natureza aparecem, ficamos motivados para fazer nossa vida mover, depois das limitações do inverno.

Segundo a Direção Leste da Roda Medicinal dos nativos norte-americanos a primavera abre o Portal da Iluminação. Associado ao Poder do Leste está a "Águia Dourada" . O pássaro que voa mais alto, mais próximo do Céu. O Céu para o nativo é o Reino do Espírito. A águia voa acima das nuvens negras da ignorância. É no Leste o Lugar de Iluminação, do Corpo Espiritual. É a habilidade de enxergar longe, adiante, em outros mundos.

É no Leste que nasce o Pai Sol, que é o símbolo da Divindade ou da espiritualidade.É a habilidade para ver a nossa essência, ou o espírito das coisas. No leste compreendemos melhor a natureza espiritual das coisas. É o período da primavera, do renascimento.

Somos convidados, no Leste, para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos por qual sistema de crenças que nos serve. O principal poder do Leste é o de tomar decisões, usar o lívre-arbítrio. Tomando decisões mudamos a nossa vida, dirigimos a nossa vida. Decidimos de que forma vamos usar as nossas energias.

Através do masculino elevado nas asas da Águia Dourada, é o período propício para encontrar a verdade da vida e libertar aquilo que não nos pertence, daquilo que não é para nós, indo em busca de que verdadeiramente queremos., ver a vida com outros olhos, abrir a fonte da criatividade e da imaginação. Quando determinamos com o espírito as decisões têm equilibrio e harmonia.

A excelência espiritual se expressa através das virtudes. Para trilhar no Caminho Sagrado é preciso determinar nossas atitudes com o espírito, através da intenção clara, princípios éticos em todas as atividades e ambientes

Voamos nas asas da Águia Dourada no universo de beleza e de conhecimento, da criatividade e da claridade, buscando novos horizontes, novas atitudes, novos interesses, nova vida.

O Fogo Sagrado queimar-se-á como os tambores ecoam os ritmos da vida e os dançarinos meditam nas faíscas que voam no céu escurecido. Neste momento trabalharemos os dois poderes do Fogo: o da destruição (daquilo que queremos destruir em nossas atitudes, em nossa vida) e da elevação, da transformação ( nossos pedidos e intenções através da fumaça).

A Primavera é a estação do nascer do Sol e traz o milagre do novo nascimento. Uma nova vida está escondida no útero da Terra, e é despertada mostrando seu esplendor. A Estação do Despertar. Nós começamos na primavera onde o Sol nasce. É quando nos desiludimos, quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos, indecisão ou confusão. A partir de um novo ponto de vista recomeçamos rompendo velhos padrões, novas idéias surgem, renovamos nossa intenção, propósitos. a casa, as arvores mostrando os seus frutos, nos preparamos para um novo ciclo.

Por nascer no Leste, o Elemento Fogo e simbolizado pelo Leste na Roda Medicinal. Afeta a condição humana no Plano Espiritual, que é percebido no nosso coração. O Plano Espiritual é percebido através do amor de dar e receber, é o relacionamento com a essência da vida, com o próximo, com todas as nossas relações

Na cerimônias da primavera, os participantes estabelecem contato com o Elemento e o elemental do Fogo, o elemento da Primavera. Conectamos o nosso plexo solar com o fogo e oferecemos tabaco saudando o poder destruidor, transformador e purificador do fogo. O fogo pode ajudar os humanos ou destruí-los. O fogo transforma tudo o que toca. A dádiva do fogo é uma faca de dois gumes.

Segundo Meadows, o Leste é o lugar para expandir a visão, a buscar coisas distantes, a ser hábil para se distanciar e ver o quadro como um quebra-cabeças, além de um quadro de peças individuais. O quadro nos mostra como olhar internamente, e a nos tornar mais hábeis para determinar onde fica cada peça separadamente. Então, o Leste é onde podemos aprender a por as coisas em perspectiva, dar foco. É o lugar de "ser", é onde colocamos as perguntas e esperamos pelas respostas.

No leste, expandimos as nossa consciência, os nossos limites. Aprendemos a resistir à provocações, examinamos programações negativas, que vamos recebendo em nossa criação, dos familiares e orientadores, e, tornando “claros” esses padrões, reavaliarmos valores, virtudes, e abandonarmos aquilo que não nos serve mais. Cada vez que abandonamos um pensamento limitador recebemos um retorno de energia vital. Abrir a percepção, libertar-se de padrões antigos, alimenta a mente com inspiração.

Segundo os ensinamentos da Roda Medicinal, os 3 portais dos caminhos espirituais da primavera, um conjunto de práticas de virtudes, que influenciam nosso corpos (corpo, mente, emoções, alma). (L.Artese)


LUA DA PRIMAVERA

De 23 setembro a 23 de outubro É o tempo de despertar. O primeiro dos três ciclos da primavera. Começa o ciclo do crescimento e iluminação no Leste e o equinócio da primavera . que marca a chegada da primavera, quando Mãe Terra traz uma vida nova que estava escondida em seu útero durante o inverno. Cumpre-se a promessa do renascimento que está implícito na morte, daquilo que aparentemente estava morto, mas na verdade, estava escondido. Os sinais estão na vermelhidão das folhas das árvores, na grama abaixo da terra, na construção das plantas e no florescer das flores, que abrem seu coração para trazer sua mensagem de alegria e admiração.

Esta lua ensina sobre os paradoxos da própria vida, de uma maneira mais direta e intensa, pela própria experimentação. Ensina a mostrar a afeição física e como se sentir confortável, tanto no Céu como na Terra, e a compreensão dos relacionamentos com grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário